Matéria publicada no Diário do Nordeste, em 22 de junho de 2011, durante período de estágio curricular.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1000964
Fiéis comemoram Corpus Christi
No Santuário Arquidiocesano de Adoração acontecem oração, adoração e louvor, a partir das 13h
Católicos comemoram amanhã, dia 23, o Dia de Corpus Christi. A data religiosa, celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo de Pentecostes, é comemorada por católicos de todo o Brasil.
Em Fortaleza, na Igreja de Cristo Rei, um enorme tapete confeccionado pelas 27 pastorais participantes da paróquia dará um brilho especial à celebração. O tradicional tapete, que há sete anos é produzido para as comemorações, foi feito de materiais recicláveis, pedras, pó de madeira, areia colorida, arroz e feijão, e servirá para a passagem da procissão.
O pároco Eugênio Pacelli destaca a importância da confecção do tapete da festa Corpus Christi. Ele esclarece a finalidade para a construção da obra. “Este tapete é manifestação de fé, amor, e criatividade das pastorais à Jesus na Eucaristia”.
Cerca de 200 pessoas participaram da produção da peça neste ano. Ela será desmanchada na sexta-feira após as comemorações.
O objetivo é fazer com que pessoas diferentes se unam à serviço do amor, revela padre Eugênio Pacelli. O religioso também fala sobre o Dia de Corpus Christi. Ele explica que a data é um momento de proclamar publicamente a fé da Igreja, no sacramento da Eucaristia. “Também é o único dia em que o corpo e sangue de Cristo, em forma de hóstia, sai às ruas ao encontro das pessoas”, comenta.
Programação
Durante todo o dia, na paróquia de Cristo Rei, haverá exposição do Santíssimo Sacramento no altar. A primeira missa será realizada às 6h30. A segunda às 18h, com cortejo até o campo do Colégio Militar.
No Santuário Arquidiocesano de Adoração, na Igreja São Benedito, no Centro, acontece oração, adoração e louvor, a partir das 13h. Mais tarde, às 15h, será celebrada missa pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi.
Após a solenidade, haverá uma procissão com destino à Catedral Metropolitana de Fortaleza. No Santuário de Nova Assunção, no bairro Vila Velha, acontece missa às 8h e às 15h uma procissão sairá da Capela Imaculada Conceição, no Jardim Iracema, com destino ao Santuário.